segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button


O Curioso Caso de Benjamin Button

Fábula melancólica dirigida por David Fincher e estrelada por Brad Pitt da velhice à infância é um filme que trata da vida e do amor.

No mundo de Benjamin, as pessoas são atingidas por relâmpagos 5 vezes na vida, atravessam o Canal da Mancha a nado e dançam no maior palco de Nova York. Na sua simplicidade, Benjamin observa a vida alheia com interesse voluntarioso, como se cada decisão e acontecimentos relacionados àqueles seres fossem atos de grandeza divina.

É como se aquele homem de marcas do tempo soubesse o que ocorrerá a cada um de nós e se tornasse um pilar de sustentação nos momentos difíceis. Morre um morador do asilo onde vive desde pequeno com a mãe adotiva(Taraji P. Henson)? Benjamin suspira calmamente, desce da escada e ajuda a retirar o corpo. Sua amada prefere curtir a juventude com artistas metidos em vez de lhe dar atenção? Benjamin compreende, se afasta e segue com sua vida. O problema é que Benjamin também é extraordinário: ele nasceu velho, um bebê enrugado e com doenças decorrentes da idade, e vai progressivamente rejuvenescendo ao longo de 80 anos.

O interesse pela vida e pelo amor, e o entendimento da morte são os grandes temas de O Curioso Caso de Benjamin Button, filme que pode se igualar a Clube da Luta como o grande trabalho do diretor. Benjamin Button, na sua existência fantástica ao longo do século passado, vivendo a guerra, mantendo um grande amor, beijando paixões e percorrendo o mundo só quer provar que a integridade de suas emoções é maior que qualquer sentimento.

A trama poderia ser mais uma qualquer de Hollywood, caso não estivéssemos falando de dois sujeitos chamados David Fincher e Brad Pitt; Fincher, na sua conhecida mania por detalhes, aplica sentimento em todos os seus planos, ajudado pela bela fotografia; Pitt é a alma do longa, nunca sendo grotesco o bastante para afastar o público ou normal demais para ganhar simpatia gratuita. O filme em si é muito similar a Forrest Gump, na passagem do tempo, efeitos revolucionários e nas lagrimas.

O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme para ser visto, revisto e analisado várias vezes. Até mesmo começando pelo final.

Por: Guilherme Freitas
Nota: 9

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa agora até quero ver o filme flwww? e devia ter nota 10 pq afinal é com o brad gatao (H) mas o texto fico mara, AHAZO MESMO :D

Anônimo disse...

david fincher rocks