quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief) – Livro

Por: Lucas Kotovicz

Pode-se dizer que quando eu comprei A Menina que Roubava Livros, julguei o livro pela capa. Uma bela capa. Talvez a cor branca tenha me seduzido. Virei o livro para ler o resumo, presente na contracapa de (quase) todos os livros, e me assustei quando vi apenas uma frase: “Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.” Eu parei.

Markus Zusak escreveu uma belíssima obra quando decidiu fazer com que a Morte contasse a história de uma menina ladra chamada Liesel Meminger. A perfeição com a qual a ceifadora nos conta tal história é tanta que nos leva a acreditar que o autor do livro tenha sido a própria Morte, e não Markus. Mas não é apenas isto que fascina os privilegiados leitores deste romance. A maior parte das 478 páginas se passa durante a 2ª Guerra Mundial, e Zusak (ou seria a Morte?) consegue balancear extraordinariamente a vida repleta de sonhos dos personagens inverossímeis com a real crueldade de Adolf Hitler. Porém, mesmo vivendo neste período de caos, Liesel tenta encontrar nos livros e nas pessoas amadas a felicidade tão almejada por todos nós.

Talvez o único ponto em que Markus peca é próximo às últimas páginas, quando já não há mais muito empenho para escrever. Ele resume os últimos acontecimentos de forma a acelerar o tempo. Mas há de se perdoá-lo, afinal, mesmo resumindo, o autor consegue trabalhar esplendidamente com o final, sendo este muitas vezes o ponto crucial de sucesso ou de fracasso de um livro. Markus Zusak obteve sucesso.

Não é sempre que se pode ler uma história contada pela Morte. Então leia, antes que ela lhe conte pessoalmente.

NOTA: 9

7 comentários:

Laís disse...

tipo, nemli UIEIHOEHEAIOH orra :\ na fé que vc escreve bem lucas, paguei um pau brother :)

Guii disse...

O guilherme freitas tambem escreve bem. Mas olha lá, lucas esta chegando pra apavora.!

Unknown disse...

que texto bem escrito.. parece que foi a vera que escreveu..

NA FÉ QUE VOCÊ ESCREVE BEM LUCAS, PAGUEI UM PAU BROTHER BJS

Unknown disse...

inclusive amei a última frase.. vai ser meu nick do mês..

Lucas Kotovicz disse...

DHSIAUDIUSAHIUDHIUAHSDIHASDHIUASDIUDHIUSAD

A Laís me contou. Eu queria dar um tom dark no texto roll:

By Kotó

Anônimo disse...

Eu não te conheço, mas onde vejo falar desse livro, não aguento ficar ''parada''.. O livro é magnífico, esplêndido. Parabéns, amei o seu texto. (

Anônimo disse...

Valeu Tainá ;D